Comida Tropeira e Costela de chão
- gastronomiaut
- 12 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de mai. de 2020
Olá brasileirinhos, nós do gostinho brasileiro pensamos em trazer um pouco da culinária tropeira para vocês e em especial a famosa e tão deliciosa costela de chão.

Mas vamos para uma breve explicação sobre quem eram os tropeiros. Em meados do século XVIII, onde ainda não existiam estradas ou maneiras de transportar a mercadoria de forma eficiente, surgem os tropeiros, pessoas encarregadas de transportar as mercadorias e interligar os polos econômicos, e claro que eles precisavam se alimentar nessas viagens e eis que surgem pratos como o feijão tropeiro, o arroz carreteiro e o angu.
Costela Fogo de Chão e Acompanhamentos

Uma preparação que não é tradicional tropeira, mas que não pode ficar de fora dessa postagem é a aclamada costela de chão, sua origem vem das fazendas de gado, onde os peões acabavam recebendo a costela que naquela época não era considerada uma carne nobre. porém certo dia resolveram assar a costela por várias horas, espetada em varas de madeira e em volta de uma fogueira, temperada apenas com sal grosso, o que deixou a carne extremamente saborosa. E assim surgiu uma comida que iria ficar pra sempre no paladar brasileiro.
Outra história diz que a formação culinária do rio-grandense, como na maioria das cozinhas brasileiras, há também influências portuguesa, espanhola e indígena. Dos últimos a maior contribuição é a técnica do fogo de chão. Os índios tinham hábito de de colocar principalmente peixes e carnes de caça em um buraco forrado de folhas verdes, terra e ramos, nos quais ateavam fogo. No calor da terra aquecida, eles assavam a carne, que ficavam com o aroma das folhas. Com a chegada dos portugueses e espanhóis, as carnes passaram a ser assadas em espetos de madeira ou em cima de uma grelha feita de varas com a carne temperada com sal grosso.
Ingredientes:
*1 costela bovina de 15kg (quanto mais gordurosa ela for, mais suculenta e saborosa ela ficará depois de assada)
*Sal
*Água (se optar em fazer uma salmoura)
Aqui nesse vídeo vocês podem aprender a preparar o fogo de chão e essa maravilha, que é a costela de chão:
Arroz Carreteiro

O gado faz parte da vida do gaúcho desde o início da colonização, no século XVII, quando os padres missioneiros ensinaram aos índios catequizados como criar os animais para obter leite, carne e couro. O abate, porém, era controlado para que o rebanho crescesse. Com a chegada dos tropeiros e aventureiros que perseguiam os índios , os padres jesuítas voltaram para a Europa, e tiveram fim nas missões no Rio Grande do Sul, no Paraguai e na Argentina. Criado solto, o gado se espalhou pelos pampas e, sem predadores naturais, os rebanhos cresceram e se multiplicaram.
O consumo da carne bovina foi se tornando cada vez mais popular e tradicional na região e o que sobrava era cortado em mantas e conservado pelo processo de desidratação, com o uso do sal grosso. Foi assim que surgiu o charque que era transportado em carretas para outras partes do país e para ser exportado. Os condutores dessas carretas cozinhavam o charque junto ao arroz pois eram alimentos que não pereciam durante as longas viagens, assim surgiu o "arroz carreteiro".
Ingredientes:
*Linguiça Calabresa
*Pimenta Dedo de Moça
*Bacon
*Alho
*Cebola
*Arroz
*Tomate
*Carne Seca
*Cheiro Verde
O modo de preparo você pode conferir nesse vídeo abaixo:
Feijão Tropeiro
Ingredientes:
*Feijão
*Farinha de Mandioca
*Couro de Porco com a gordura
*Carne de Sol
*Bacon
*Alho
*Cebola
*Linguiça Toscana
*Couve
Modo de Preparo:
Bom pessoal, espero que tenham gostado do nosso post de hoje e essas comidas são perfeitas para um final de semana com a família e os amigos, até a próxima!
Comments