top of page

moqueca

  • gastronomiaut
  • 20 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de mai. de 2020

Hoje vamos falar de um prato típico brasileiro, cuja linha de origem sempre gera muita discussão.

E não, não estamos falando da bolacha e do biscoito, hoje o assunto é Moqueca!

De um lado temos a moqueca baiana, feita com leite de coco, azeite de dendê e a pimentinha que não pode faltar na culinária baiana.

Do outro lado, temos a moqueca capixaba feita nas famosas panelas de barro, usando o urucum para dar aquela corzinha.



Bom, que as duas são extremamente saborosas nós já sabemos, mas qual delas é original? Qual de fato é a origem da moqueca?

A verdade é que se especulam várias teorias sobre o surgimento deste prato. Existem pessoas que acreditam que a moqueca advém da técnica indígena “moquém”, o qual ajudava a fixar e realçar o sabor, e consiste em embrulhar carnes, peixes, crustáceos e frutos em folhas de bananeiras e usar o fogo para seca-los e conserva-los.

Segundo Alves Filho e Giovanni, durante muitos anos, ficou adormecida, nas gavetas de um arquivo europeu, uma carta do padre Luís de Grã, datada de 1554, que é provavelmente o primeiro documento a se referir ao moquém ('carne assada ou seca em uma grelha de varas, uma técnica de preparação indígena) e à carne moqueada.

Já o padre Monteiro, em carta escrita quase um século depois, em 1610, foi ainda mais longe, dando livre curso ao seu entusiasmo pela dieta indígena: "A carne de moquém, garante, se vai assando com tal têmpera, que leva vantagem a toda invenção do assado, na limpeza, na ternura e sabor".

Todavia, a tese mais adotada pelos historiadores é que a moqueca foi trazida pelos portugueses, e que os africanos escravos teriam acrescentado ingredientes da sua tradição culinária, adicionando pimentas e azeite de dendê.

Com o tempo foram surgindo variações regionais significativas, além de versões mais contemporâneas, como, por exemplo, a moqueca que tem como diferencial a presença de banana da terra.

Para algo mais sofisticados temos a casquinha de moqueca de Jeri feita com os mesmos ingredientes clássicos mudando apenas a forma de empratamento.

Outra releitura interessante são as moquecas vegetarianas e veganas como a moqueca solidária que troca o peixe por caju e a moqueca de legumes.

Bom, diante de tantas releituras, não podemos esquecer das versões tradicionais, típicas da Bahia, que remonta mais à culinária trazida pelos africanos e do Espírito Santo, que tem mais característica da culinária portuguesa.

Contudo, como dito, não há como precisar a origem ou qual moqueca é a original.

No entanto, podemos dizer com toda certeza que a moqueca é um prato típico brasileiro, um dos símbolos da nossa rica história culinária.

Casquinha de moqueca de Jeri:




Moqueca de caju:




E caso você tenha curiosidade em provar a versão baiana da moqueca, você encontrá-la no Restaurante da Donana, localizo em Villas do Atlântico, Salvador e Mata de São João, nos seguintes endereços:

Rua Praia de Itapoan. Qd 04 - Lote 06 - Villas do Atlântico, BA.

Centro Comercial do Conjunto dos Comerciários - Avenida Teixeira Barros, s/n - Brotas, Salvador – BA

R. da Aurora, 41, Mata de São João - BA

Mas caso você, como um bom amante da gastronomia brasileira, também queira conhecer a moqueca capixaba, uma excelente indicação é o Kiosque do Alemão que há 30 anos serve autentica moqueca capixaba!

O Kiosque do Alemao está localizado nos seguintes endereços:

Edifício Celebrity Mall: R. Abiail do Amaral Carneiro, 84 - Enseada do Suá, Vitória - ES,

Av. José Miranda Machado, 14 - (Curva da Jurema) Enseada do Suá, Vitória – ES

Caso você seja mais ousado e queira fazer sua própria moqueca, vamos deixar aqui no post o link de uma receita sensacional e bem fácil de fazer.

Não deixe de compartilhar conosco sua versão de moqueca, e quais experiencias você já teve com este prato.

Esperamos que tenham gostados de saber um pouco mais sobre nossa gastronomia, uma das mais ricas do mundo e que vale muito a pena explorar e conhecer!

DIY: https://youtu.be/sqfKSs9brpY

Referências

BALDERRAMAS, Helerson de Almeida. Um prato com muito brasilidade <https://www.hojemais.com.br/aracatuba/noticia/opiniao/um-prato-com-muita-brasilidade>

 
 
 

1 Comment


costaesilva60
May 26, 2020

Tudo perfeito.. parabéns galera

Like

©2020 por Gostinho Brasileiro. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page