Pato no Tucupi
- gastronomiaut
- 12 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de mai. de 2020
O relativo isolamento da Amazônia do resto do país possibilitou que a cozinha local permanecesse extraordinariamente próxima das tradições originais. E isso se dá até mesmo na maneira de o homem comer naquela região. Lançando a farinha à boca com a mão, as populações locais do Nordeste traduzem uma influência tipicamente indígena. O consumo de carne de pato era uma constante ao longo de todo período do Brasil colonial. Era comum, naquela época, um jogo que consistia em abater um pato amarrado a um toco de pau, decepando-lhe a cabeça em troca de uma premiação. A pessoa que errasse o golpe pagava o pato para a pessoa que acertasse. Daí nasceu a expressão muito em uso hoje em dia: pagar o pato, significando “arcar com o prejuízo”, “ bancar a despesa”. Essa expressão é registrada inclusive pelo Dicionário Aurélio.
Na região Norte do Brasil, predominaram os hábitos culinários de tradição indígena, por esse motivo, há quem diga que a culinária do norte do Brasil é considerada genuinamente brasileira, pois vem de origem dos nativos que já povoavam o Brasil e seus recursos naturais.
Mas mesmo sendo considerada uma culinária tipicamente brasileira, ainda é pouco conhecida por muitos brasileiros e pouco valorizada no resto do País. O pato no tucupi (?)o tacacá, é feito a base de mandioca brava ou maniçoba. O tucupi consumido in natura é altamente venenoso. Para que ele possa ser consumido em segurança deve ter uma cocção prolongada para que o veneno seja eliminado com segurança.
Pato no tucupi é um prato brasileiro típico da culinária paraense. É elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava, e com jambu, erva típica da região norte e. podendo ser acompanhado por arroz branco ou farinha-d'água de mandioca.
O tucupi e o jambu também estão presentes em outra iguaria amazônica à base de camarão chamada tacacá.
Se existe um prato que representa bem a culinária paraense, este prato é o Pato no Tucupi. Considerado o “Prato do Círio de Nazaré”, a receita ganhou adeptos pelo Brasil inteiro. Historicamente, o tucupi era utilizado pelos indígenas para temperar qualquer tipo de carne, como por exemplo, aves, peixes e carne de animais.
Com o passar dos anos, a receita foi-se aprimorando, e hoje em dia, o pato no tucupi leva, também, o jambu. A tradição de colocar à mesa, no domingo do Círio, pratos típicos da culinária paraense, se deu com o intuito de reunir amigos e parentes para confraternizarem a quadra nazarena.
Todos os pratos regionais são feitos à base de ingredientes da região.
Receita de Pato no Tucupi
INGREDIENTES:
2 unidades de pato (coxa e sobre coxa)
1,5 L de Tucupi ( cozido por várias horas)
4 dentes de alho
50 ml de azeite de oliva
1 maço de Jambu ( Agrião do Pará)
2 limões
5 folhas de alfavaca (variedade de mangericão)
3 folhas de chicória do Pará
50 ml de vinagre
Pimenta-do-reino a gosto
Molho de pimenta-de-cheiro a gosto
MODO DE PREPARO:
Coloque água em um recipiente, cuja quantidade deverá ser suficiente para cobrir toda a carne do pato. Adicione 3 dentes de alho na água. Acrescente o suco de limão. Coloque pimenta-do-reino. Acrescente o vinagre. Misture bem esses ingredientes. Feito isso, coloque a carne de pato. Deixe marinar por, no mínimo, 1 hora. À parte, coloque uma panela no fogo, contendo água. Acrescente o tucupi. Adicione as folhas de alfavaca. Coloque as folhas de chicória. Acrescente um dente de alho. Deixe esses ingredientes ferverem por 5 minutos. Decorrido esse tempo, apague o fogo. Reserve essa preparação para ser utilizada posteriormente. Em outra panela, acrescente azeite de oliva. Adicione alho sobre o azeite. Deixe o alho refogar levemente. Coloque a carne de pato, que já se encontra marinada. Deixe a carne refogar bem. Acrescente um pouco de água fervente na panela. Deixe a carne cozinhar bem. Quando isso acontecer, transfira a carne para uma assadeira.
Leve a assadeira ao forno, já aquecido. De vez em quando, utilize o líquido que se formou no fundo da assadeira para regar a carne. Deixe a carne ficar bem dourada. Quando isso acontecer, transfira-a para a panela onde o tucupi, a chicória e a alfavaca encontram-se cozidos. Acrescente as folhas de jambu. Leve a panela ao fogo. Deixe ferver por, aproximadamente, três minutos para que o caldo de tucupi penetre na carne do pato. Sirva em seguida.
Está pronto o delicioso Pato no Tucupi!
Comments